O que é um Arquétipo da Umbanda?

Por: Ryath (Inspirado e intuído espiritualmente, mas também pesquisado)

Arquétipos são formas de símbolos, e que cada entidade que incorpora, se manifesta de um jeito simbólico.
Como grande exemplo temos os chamados de Pretos Velhos, que se manifestam no símbolo do velho, e o velho representa a sabedoria, então são espíritos sábios.
Os Pretos Velhos não tem a alma de anciões, mas se manifestam dessa forma.
Os Afrodescendentes são a raça de maior longevidade, então os “Ansiões” que incorporam são muito sábios, pois o simbolismo é esse.
Podemos explicar de forma bem simples, que o jeito das entidades incorporarem são arquétipos, assim o Caboclo é um arquétipo, baiano é outro, ancião é outro, boiadeiro é outra, guardião é outro e assim sucessivamente.
Podemos afirmar que a Umbanda é uma religião altamente simbólica, tanto na forma de se apresentar, como nas manifestações, movimentos e posturas das entidades e os elementos que usam.
A Umbanda é uma religião altamente mística, nos mais variados sentidos, pela forma de se apresentar, por incorporarmos iluminados e por buscarmos a iluminação nela, se isso realmente acontecer, que é a expansão da consciência.
Na Umbanda se busca a integração e temos vivencias com espíritos que as vivenciam.
Cada ser que se manifesta na Umbanda é um espirito chefe ou pertencente a uma falange espiritual, que são agrupamentos de espíritos, e eles se unem para realizar certos tipos de trabalhos.
Como os caboclos, que realizam cura mental, um pouco de limpeza, energização e etc.
Cada Caboclo maior que se manifesta na Umbanda é chefe de um agrupamento de espíritos que realiza um tipo de trabalho, e ajuda tanto encarnados como desencarnados nas seções mediúnicas.
Existem dentro dessas falanges cargos mais altos e baixos, assim como seres mais evoluídos e menos, todos chefiados por um mentor espiritual, realizando o mesmo tipo de trabalho, do qual aprenderam a realizar no Plano Espiritual com o estudo.
Assim existem escolas espirituais para cada tipo de trabalho, e cada falange tem um arquétipo e uma especialidade também.
Existem especialidades de abrir caminhos dentro dos guardiões ou do mental dos seres, ou seja, trabalho executado pelos exus ou caboclos.

 

 

Você também pode se interessar por: